Vinil feito de cera de abelha, de fezes e com capa de papel lixa: conheça os discos mais esquisitos disponíveis por aí

Jade Gola
Por Jade Gola

Quando você fala que um disco é uma merda, cuidado! Ele pode ser mesmo feito em parte deste material. Discos com fezes em sua composição e muitas outras pirações já lançadas foram listados nessa interessante lista de discos obscuros encontrados pela Electronic Beats no Discogs.com, o maior repositório de música eletrônica e de discos da Internet.

Discos com cabelo e outras nojeiras estão na lista, além de lançamentos do-it-yourself engraçados e desafiadores e outras subversões dos formatos musicais que são mais experimentos e peças artísticas do que simples música fonográfica. Vamos à lista:

 

FAÇA O SCRATCH E SINTA O CHEIRO DA DIARRÉIA

ra-x

Ra-X ‎– The Opium Den (Parts I – IV) (2004): EP de um produtor holandês cujo vinil é feito, em parte, de fezes que dão o tom marrom ao vinil. Não é só nojeira, mas também alta tecnologia: o disco trazia ainda a técnica scratch-and-sniff, ou seja, toda vez que o DJ fizer um scratch no vinil o cheiro ruim subirá direto às suas narinas. Maravilha, não?

 

DISCO SEM CAPA É O TEMA DA MÚSICA E DO RELEASE

semcapa

Christian Marclay ‎– Record Without A Cover (1985): O curioso músico inglês Christian Marclay utilizava as turntables como instrumento musical e foi premiado na Bienal de Veneza por compilar de 24 horas de cenas de filmes relacionadas à passagem do tempo. Um artista experimentalista nato, que sempre reprocessou formatos musicais. Em 1985 ele lançou esse disco todo harmonizado no scratch e nos ruídos e que foi lançado sem capa, um pesadelo para colecionadores. Hoje está à venda nos Discogs uma única cópia, por mais de R$ 250.

 

LIXA COMO CAPA PARA DISCO: IDEIA DA FACTORY 

sandpaper

The Durutti Column ‎– The Return Of The Durutti Column (1980): Diz a lenda que esse vinil lançado pela banda da Factory foi produzido por toda a turma do selo de Manchester: Ian Curtir que colou as primeiras capas enquanto os membros do Joy Division assistiam a um pornô. A inspiração vem do livro Mémoires, de Guy Debord, que tinha capa em papel lixa para destruir todos outros livros da prateleira.

 

MOLHANDO O SEU CABELO COM XIXI (7″) 

xixi

Eohippus ‎– Getting Your Hair Wet With Pee (2014): Mais nojinho. Essa banda americana de rock prensou um 7″de sua nova música em discos recheados com cabelo humano. A cor amarela dá o tom da ilusão de xixi molhando o cabelo, e é isso aí.

 

HISTORINHAS ALEMÃS EM DISQUINHOS DE 4″ 

todliche

Die Tödliche Doris ‎– Chöre & Soli (1983): Clássico geek dessa banda artsy alemão. O “disco” na verdade consiste em uma caixa com um livro, oito disquinhos coloridos de 4″ e um pequeno aparelho à pilha que tocam pequenas histórias a capella em alemão.

 

PEGUE ESSA MASSA DE VINIL E DO-IT-YOURSELF

honeymoon

Honeymoon Production ‎– Manipulation Muzak (1988): o lema faça-você-mesmo sendo levado muito a sério. Banda holandesa bolou a “muzak da manipulação”, em disco que consiste em uma bola de vinil cru e instruções de como transformá-la num disco. A música não é o foco aqui…

 

DISCO TODO ARRANHADO TAMBÉM É MÚSICA

cock

Cock E.S.P. ‎– As If (1997): clássico exemplar de “anti-record” do Discogs. O disco dessa banda de rock experimental tem duas tracks, mas é todo confeccionado com arranhões para ser impossível de ser tocado.

 

UM DISCO TODO MELADO

HONEYDISCO

Osmose ‎– Do Anything (2015): banda canadense que faz um downtempo com levadinha reggae, a Osmoso lançou ano passado um 7″ translúcido, confeccionado com cera de abelha. “Simples e bonito”, como notaram bem o pessoal que bolou a lista na Electronic Beats.

 

C:/FILES/ALLFILES/MUSIC.WAV

files-music

Ninja McTits ‎– 200 Files From My Computer Converted Into Sound (2014): Você nunca pensou que aquele PPT besta que sua mãe te encaminhou poderia virar uma track, hein? Esse disco experimental em CD contém 200 arquivos de computador convertidos em som. Está cheio de tracks .exe, tome cuidado ao tocar.

 

UM MINUTO DE SILÊNCIO

dianasilencio

Jonty Semper ‎– The One Minute Silence From The Funeral Of Diana, Princess Of Wales (2001): curiosa peça experimental em que o artista gravou e lançou em disco o minuto de silêncio do funeral da princesa Diana, em 1997. Estamos ansiosos pelos remixes, imagina um R.I.P. dub extended??

 

QUANDO O CARTEIRO É O DJ

recordelivery

Janek Schaefer ‎– Recorded Delivery (1999): esse disco consiste em sons gravados de dentro de um pacote de postagem, tipo Sedex, que de fato foi enviado ao seu destinatário.

 

PARA VOCÊ MIXAR O ROSTINHO DO TOP DJ

tiesto-jpg

DJ Tiësto ‎– 29 Jpegs Of Tiesto (2015): Pra quê música se você pode encontrar em um único CD 29 diferente imagens de Tiësto? Isso de fato foi lançado, por uma gravadora chamada Banging MP3 Records.

× Curta Music Non Stop no Facebook