E se você pudesse comer seus discos depois de tocá-los? Matthew Herbet prensou discos de berinjela, batata e queijo

Claudia Assef
Por Claudia Assef

matthew-herbert-leve

O inglês Matthew Herbet é um gênio da música que consegue criar obras lindas seja quando está por trás de um álbum de jazz, como o que lançou com sua mulher, Dani Siciliano (Around The House, de 1998), mininal house (como Bodily Functions) ou criando uma obra abstrata sobre o ciclo de vida de um porco (o projeto One Pig, que virou disco e um show ao vivo que terminava com um chef fritando bacon no palco).

The Audience – Matthew Herbert feat. Dani Siciliano

Sua cabeça de proporções avantajadas comanda tantas personas quantas ele precise pra despejar seus muitos projetos e facetas. Seja como Matthew Herbert, Wishmountain, Herbert, Dr. Rockit, Radio Boy ou com a Matthew Herbert Big Band, a certeza é de que o que se ouvirá certamente não passará batido.

Trailer do show One Pig, que termina com um chef fritando bacon no palco

Ele criou tantas possibilidades na música que faz todo o sentido agora ele aparecer com discos comestíveis da série limitadíssima Edible Records. No final de fevereiro ele começou a provocação, ao lançar uma série limitada em 12 “cópias” de um disco prensado em tortillas mexicanas. Como ele mesmo publicou no Twitter, “soam bem, mas não devem ser muito gostosas”.

E na quarta (16) toda uma feira foi transformada em discos de 33 rotações.  Herbert usou para fazer um DJ set rodelas de berinjela, batata, cebola, presunto, queijo, tortilla e açúcar mascavo com sulcos gravados em relevo, que produziam música de verdade. O set foi o ponto alto do evento FED UP: The Future of Food que rolou na Science Gallery de Londres e reuniu, além de música, palestras sobre produção de alimentos, nutrição e lixo.

Assim como na apresentação ao vivo do disco One Pig, que termina literalmente com o porco evocado durante todo o show virando jantar, o DJ set Edible Records acabou sendo distribuídos para o público. Será que tava gostoso?

Matthew-herbert-edible-records4

Suas incursões na culinária ainda incluem o imperdível disco Plat du Jour, de 2005. E como formatos convencionais não são mesmo a praia de Herbert, ele já tem outra novidade a caminho. Através de um site de crowdfunding, ele está passando o chapéu para lançar o álbum The Music, na verdade um livro que contará com detalhes como uma música é feita, em todas as suas nuances e detalhes. O livro será dividido em capítulos, representado cada música do álbum.

Herbert conta detalhes de seu projeto The Music

Quem quiser contribuir pode começar com a ajuda mais em conta, de 10 pounds (cerca de R$ 52), que dá direito a uma cópia do e-book e seu nome na quarta capa do livro (digital e físico). Já pela contribuição mais alta, de 1.000 pounds (cerca de R$ 5.600), o próprio Matthew Herbert criará uma música exclusiva pra você, usando até oitos sons que você enviar pra ele.

Para participar do projeto The Music é só clicar aqui.

Claudia Assef

https://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.

× Curta Music Non Stop no Facebook