10 DJs pioneiros que todo fã de música eletrônica deveria conhecer

Claudia Assef
Por Claudia Assef

Desde 2002, o dia 9 de março se tornou o World DJ Day no calendário internacional. A ideia de criar um dia para celebrar a profissão partiu de duas instituições: a World DJ Fund e a Nordoff Robbins Music Therapy, esta última uma organização inglesa que usa a música para tratamento de adultos e crianças doentes.

O DJ Day agrega vários eventos beneficentes pelo mundo, a agenda de festas e sets online você confere aqui. Deixando um pouco de lado o marketing por trás da data, o Music Non Stop compilou uma lista de nomes fundamentais pra entender a profissão. DJs sem os quais certamente teríamos demorado muito mais para chegar ao cenário de hoje. Vamos a um top 10 de mestres DJs:

Larry Levan mixando na cabine do Paradise Garage

Larry Levan (1954-1992) – Ícone do Paradise Garage, em Nova York, o primeiro clube a colocar o DJ em primeiro plano. Levan foi o primeiro a arrasatar multidões a seus sets. Seus fãs se referiam às suas apresentações no Paradise Garage como “missa de sábado”. Em suas apresentações como DJ, Levan foi pioneiro ao incluir sintetizadores e bateria eletrônica.

Kevin Saunderson, Derrick May e Juan Atkins ainda moleques

Derrick May, Juan Atkins e Kevin Saunderson – Conhecidos como The Belleville Three (Belleville era o nome do colégio em que os três estudavam), Saunderson, Atkins e May entraram para a história como fundadores do techno, mais especificamente do techno de Detroit. Individualmente, os três ajudaram a espalhar o nome da cidade de Detroit e sua música com referências afro-futuristas mundo afora. Os três participaram da primeira coletânea de techno, lançada em 1988, Techno – The New Dance Sound of Detroit.

Frankie Knucles ficou conhecido como um dos pais da house music

Frankie Knuckles – Integrante do Dance Music Hall of Fame, Knuckles é tido como um dos pais da house music. Nascido em Nova York, ele chegou a fazer dupla com Larry Levan no histórico The Continental Baths, antes de se mudar para Chicago, no final dos anos 70, onde foi ser DJ do clube Warehouse. Pois foi no Warehouse, onde tocou entre 77 e 82, que ele ajudou a batizar o gênero (a música que se ouvia no Warehouse virou então apenas house) e amealhou uma legião de fãs. Depois do Warehouse, Knuckles abriu seu próprio clube (Power Plant) e se jogou na produção musical.

Além de DJ, Mancuso fomentou a cultura da dance music

David Mancuso – Um ícone da disco music de Nova York, David Mancuso foi DJ do The Loft e criador do conceito de clube privé. Ele foi um grande lançador de hits na era disco, ajudando a criar o sistema de assinatura de discos exclusivo para DJs. Membro do Dance Music Hall of Fame, Mancuso é importante personagem de livro (Love Saves The Day – A History of American Dance Culture) e filme (Maestro) sobre a história da dance music.

Mills foi fundo no experimentalismo e chegou a tocar com uma orquestra

Jeff Mills – Nascido em Detroit, Mills chamou atenção nos anos 80 quando comandava um programa de rádio numa estação local, usando o aka The Wizard. Um dos maiores divulgadores do som detroitiano, Mills foi um dos criadores do coletivo Underground Resistance, até hoje um celeiro de música, arte e ideias em torno do som de Detroit. Seu experimentalismo o levou ao extremo da ousadia, ao conduzir um espetáculo impecável ao lado da Orquestra Filarmônica de Montpellier, parceria registrada no DVD The Blue Potential.

Sven Vath vive intensamente seus longos sets

Sven Vath – Provavelmente o DJ mais importante da Alemanha, Vath começou a discotecar em 1982. Seu nome se confunde com a história do trance. O alemão também entrou para a história como um dos mais DJs mais animados do planeta, famoso por longos sets regados a diferentes tipos de combustível.

Norman Cook veste camisas de gringo para virar Fatboy Slim

Fatboy Slim – Pode ser que não seja um dos melhores do mundo, mas entrou nesta lista por ter aproximado multidões da música eletrônica. O inglês Norman Cook já foi baixista de banda de rock, mas foi discotecando que ele encontrou sua verdadeira vocação. Sempre acompanhado de muitos hi-fis, ele mixa de rock a clássicos da música eletrônica, com espaço até pra samba. No Brasil, ele discotecou para 200 mil pessoas, numa praia carioca, em 2004.

Ricardo Lamounier foi ídolo da disco music no Brasil

Ricardo Lamounier – Ícone absoluto da disco music no Rio de Janeiro. Nascido numa família de músicos, Lamounier começou cedo na noite. Aos 13 estreou como DJ num pequeno clube, o Samba Top. Aos 20, já havia trabalhado com os empresários top da noite carioca da década de 70. Lamounier foi pioneiro em vários aspectos. Foi um dos primeiros DJs a fazer performances na cabine. Durante os sets, usava sempre macacões de lamê e cachecol. Em 1976, fez o primeiro de uma série de cinco discos que lançaria com a marca da discoteca que ajudou a imortalizar, a New York City Discothèque. Naquele ano, então, chegaria às lojas o primeiro disco mixado do Brasil. Em 1978, montou um curso de formação de novos disc-jóqueis, que ministrava em seu próprio apartamento, em Copacabana. Lamounier morreu em fevereiro de 1987, aos 36 anos, em decorrência de um tumor no cérebro.

Grandmaster Flash criou técnicas de mixagem como o scratch

Grandmaster Flash – Junto como o The Furious Five, o DJ entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, tornando-se os primeiros artistas de rap a receber tal honra. Nascido em Barbados, Flash se mudou como a família para Nova York, onde foi viver no Bronx. Estudando os movimentos de DJs mais velhos, como Kool Herc, Flash desenvolveu técnicas de discotecagem como o scratch e o backspin. Não à toa, ele é o host do videogame DJ Hero.

O francês Laurent Garnier escreveu um livro de memórias, onde conta quase tudo

Laurent Garnier – O francês começou a discotecar nos anos 80, em Manchester, no auge da vida noturna da cidade. Seus sets inspiraram bandas como The Stone Roses e Happy Mondays a colocar pitadas de house em seu som. De volta a Paris, ele fundou dois dos mais importantes fomentadores da cena eletrônica na França, o clube Rex e o selo F-Com. Apesar de ter ficado famoso como DJ de techno, Garnier é conhecido por seus longos sets, onde há espaço para os mais diferentes gêneros musicais (de drum’n’bass a Roberto Carlos, ele pode tudo).

PS – Que fique bem claro, esse é o meu top 10, lógico que muitos DJs importantíssimos ficaram de fora. Se quiser, faça a sua lista nos comentários.

Comentários

  1. Douglas disse:

    DJ Tiesto – o Cara muito muito bom,
    DJ Doug – Sou eu, estou começando agora, pretendo seguir os caras, mas vai ser dificil.
    Agente se vê nas Baladas!
    Fui!!!

  2. Felipe Dornelas disse:

    Parabéns pelo artigo. Muito bacana.

  3. Ippocratis DJ Grego m Bournellis disse:

    Foi bem Clau, Lamounier foi meu amigo e o pioneiro em mixar, trouxe de NY os primeiros Technics e o mixer Bozak. bjs

  4. Luca disse:

    A foto do Grandmaster Flash é incrivel. #flashdancefeelings

  5. AD disse:

    Grandmaster na cabeça e no coração!

  6. Cesar disse:

    Faltou muita gente… Granmaster Flash é nota 1000!!! Mas faltou Tim Simenon… Faltou Iraí Campos, Ricardo Guedes…

  7. Ricardo disse:

    Não gosto do Tiesto. Prefiro ouvir Jovem Pan, dá na mesma!
    Legal o artigo! Parabéns!

  8. Ricardo disse:

    E os DJ’s Brasileiros….

    Raidi Rebello
    Cadico
    Vadão
    Grego
    Ricardo Guedes
    Iraí Campos
    Alex Hunt
    Wagnão

    Esses são os pioneiros.

    A matéria em questão deveria contemplar os DJ’s acima.

    Veja a história de todos esses no site RadioDj.com.br.

    No Link abaixo tem a história de todos esses Dj’s.
    http://www.radiodj.com.br/programas/djhistory/3783.aspx

    Quem gostas de música não pode deixar de visitar esse site.

    Ricardo

  9. Junior disse:

    Tive o privilégio ver a figura do DJ evoluir ao longo de anos, fui frequentador de muitas casas importantes da história dessa importante figura (Studio 54, Paradise, Eggs etc).
    Fazendo uma comparação inevitável hoje, é impressionando como tem tanta gente que se aproveita da tecnologia disponivel para se intitular um “DJ”, mas lanço um desafio…. Colocar duas pick ups de vinil e ver se conseguem mixar mesmo.
    Por outro lado tem muita gente talentosa que utiliza a tecnologia a seu favor, somada a sua criatividade e capacidade tecnica.
    Que seja dado o merito e o nome de DJ a quem realmente merece!

  10. dj smarts disse:

    Parabéns pelo artigo. Muito bacana.
    Parabéns para todos os djs…

  11. Renan Lima disse:

    PARABÉNS pelo Top! Pena que SÓ SÃO 10…! Só faltou espaço para Marky (pelo que fez por nós, brasilieiros) e Roger Sanchez.

  12. Marcelo Araujo disse:

    Dj Doug é muito bom aqui em Mauá.

    Poderiamos fazer uma lista com os tops DJs brasileiros

  13. Rodrigo Fasano disse:

    Restou mencionar o DJ número 1 do mundo; Armin van Buuren! É inacreditável, não vê-lo nessa lista.

  14. Marcelo disse:

    Paul Van Dyk só faltou o melhor…

  15. João Carlos Dias disse:

    Sensacional o artigo, uma oportunidade ótima para conhecermos melhor nossos ídolos.
    Parabéns e novos artigos sobre o assunto seria muito interessante.

  16. Zeca disse:

    Faltou o David Guetta!

  17. bart disse:

    2 many dj’s forever.

  18. Igor-ES disse:

    Fui lendo a lista na expectativa,mas faltou os 2 principais Dj’s do mundo,lista horrível, Cadê o Dj Tiesto, Cadê o David Guetta?????Ridículooooo!!

  19. Eduardo disse:

    Larry Levan..remixou Jimmy Ross, First True Love Affair, uma das mais belas canções de pista até hoje…esse fazia muito com quase nada…

  20. Anderson Luiz disse:

    Muito legal a materia, apesar de pequena o destaque da pagina alguem lembrou de quem realmente faz a noite funcionar, sem nos não teria noite nem festa nem eventos é por essas e outras que toco a 15 anos e nao pretendo largar nunca parabens a todos meus amigos e parceiros da profissão.

  21. Marcos Lima disse:

    Claudia, parabéns pela matéria e seu top 10 é um dos mais legais e mais ecléticos que eu já vi. Falar sobre quem são os melhores Djs é assunto para muitos bate-papos e fóruns, já rendeu livros fantásticos, (como o seu) e todas as opinões devem e deveriam ser respeitadas. Bela lembrança do Ricardo Lamounier, que inspirou uma gama de Djs que a minha geração conheceu arrepiando nos toca-discos (e não nos laptops da vida), como Memê, Iraí, Guedes, Grego, Cadico, tendo vindo tocar em São Paulo no início dos anos 80. Se me permite lembrar aí vai um top 10 pessoal:
    – John “Jellybean” Benitez
    – Shep Pettibone
    – Arthur Baker
    – Cash Money
    – Francois Kervokian
    – David Morales
    – Westbam
    – Jazzy Jeff
    – DJ Cuca
    – DJ Zegon

    Beijos. Happy DJ Day for us!!!

    1. assef assef disse:

      Marcos, seu top 10 é sensacional!!! Parabens! Beijos

  22. Marcelo Araujo disse:

    Dj Patife
    Marky
    Ricardo Guedes
    Me ajudem a lembrar

  23. mandy disse:

    muito legal a materia ..
    meu irmao tbm é dj,, admiro muito essa profissão …

  24. pedro disse:

    Não tem nenhum jamaicano? No fim dos anos 60 eles já faziam versões ao vivo remixando e cantando sobre as faixas.

    Sem jamaicano não dá, apaga e começa de novo.

  25. Jefferson disse:

    Dj Benny Benassi o melhor do Mundo.

  26. du cassian disse:

    faltaram muitos djs, mas na verdade, djs hj nem se interessam pelas raizes das musicas que tocam. Devemos muito aos que desenvolveram tecnicas , tanto de producao como de performance. O que curtimos hj com certeza devemos aos grandes mestres e pioneiros, muitos deles nem mencionados. Sou Dj e exploro muito cada nova experiencia. Do contrario de muitos por ai, ainda sei domar uma technics sl 1200 (preta ou prata), nas batidas de varios ritimos, coisa rara hj em dia. Feliz dia dos Djs pra todos que fazem jus a profissao.

  27. Fabio Chaos disse:

    O povo só fala do que é moda…. tiesto, armin van buuren… eles so tao ae gracas aos que surgiram antes…

  28. FCRO disse:

    100 melhores DJ do mundo de 2009 segundo a revista DJ mag:

    http://www.djmag.com/top100

  29. Jorge Resende disse:

    Parabens a todos os bons profissionais…

  30. »Dj F² ™» disse:

    Ótima lista, faltou Dj Tiesto , q pra mim tb é um dos tops , não por tocar mais sim por fazer parte de toda a história .

  31. Karlos-c disse:

    Adorei a matéria e a lembrança deste dia, que relembra a cultura eletrônica um salve ae para todos os djs e os amantes da cena eletrônica!

  32. felix BANDRES disse:

    HOJE E O DIA DO DJ VEJA

  33. mauricio disse:

    nenhum desses se compara a Ricardo lamounier esse era fera o resto tocador de lap tops!!!

  34. Cícera Brito disse:

    Parabéns á todos os Djs, do Mundo! vcs são show de Bola! Tiesto vc é Cara… Bjsssssss

  35. Alessandro Feitosa disse:

    My top 10 (of all times):

    1- Armin Van Buuren (tem + 500 sets que contam a história do Trance)
    2- Above and Beyond (Top Trance prooducers)
    3- Kevin Saunderson (Inner City)
    4- Danielle Davoli (Black box)
    5- Jam El Mar
    6- Phil Wilde & jean paul de Coster (2 unlimited)
    7- Lee Marrow
    8- Daft Punk
    9- Ferry Corsten
    10 – Altern 8

  36. Kauê disse:

    Faltou o melhor, Tiësto.

  37. Kátia/PR disse:

    Fiquei feliz q algué, se lembrou de comentar sobre o Iraí Campos, ele foi um dos pioneiros no Brasil e marcou minha adolecência em Sampa. Beijus!!

  38. Ju disse:

    Salve o Mágico dos Momentos Sven Väeth!!! =)

  39. Dj Lu Muller disse:

    Maravilhoso esse top 10,concerteza faltou um galera masi ai seria top 1.000.
    Parabens pelo trabalho sucesso…nos
    vemos nas baladas!!!

  40. Pedro Pedrosa disse:

    parabens para os melhoresss:

    infected mushroom
    astrix
    paranormal attack
    solaris (bra)
    talamasca
    lucho perez (arg) pe
    selva(pe)
    lógica(brasilia)

    viva o psy

  41. sergio disse:

    Grande coisa…..tanta coisa pra se preocupar e tem gente achando que DJ merece ser chamado de profissão e ainda merecer um dia para se comemorar tal idiotice…….putz. que regressão….mas fazer o que?

  42. David Tabalipa disse:

    Matéria excelente!

    Happy dj day!

  43. Jean disse:

    Muito bom a materia a equipe do Uol está de Parabens Danielle Davoli

  44. Maffo disse:

    Ficou faltando o Amândio, década de 70 no Sótão e no Regine´s .

  45. deejay leandro souza disse:

    nessa lista eu colocaria ….

    dj grego
    silvio mullher
    celsinho doublec
    jazzy jeff
    david ( campeao dmc )
    qbert
    tibor yuzo

    obrigado……

    dj

  46. Bruno disse:

    David Gueta ???? Tiesto ????
    Quem foi o cabaço que escreveu isso …. ai eles estão citando nomes que mudaram o conceito de dj´s;;;; as raízes dos Dj´s. Hoje os caras tem programas nos iMac´s que ajudam a fazer tudo, imagina antes remixar com equipamentos zuados e com vinil ???? sem grandes efeitos sonos, batidas e tudo mais !!! Cala a boca e aprende um pouco com essa matérias !! Tenta estudar um pouco, antes de escrever merda.

  47. Bruno disse:

    hahaha olha o outro …. falando de paranormal, infected, talamasca … bixo curto esses caras, me entenda a matéria antes de escrever merda !!!! burro

  48. Fernanda disse:

    Adoooro o Dj Marcynho/SP. Na minha opinião Dj bom é aquele que consegue agradar todos os gostos e coloca todo mundo pra dançar!

  49. Dj Italo Oliveira disse:

    Muito boa a matéria!! E SERGIO, que tal se informar mais, estudar um pouquinho mais, e antes de julgar tentar conhecer ao menos o que é “mixar” para depois dar uma opinião um pouquinho mais formada?!? Parabéns DJS!

  50. ELIANE disse:

    PARABENIZO TODOS OS DJS, EM ESPECIAL O DJ RICARDO MANSUR DA RADIO DENCE-CURITIBA,ELE TEM UM SITE DO DENCE ,MUITO BOM ESCUTEM-www.radiodence.com.br

  51. Rodrigo Assis (dj, claro) disse:

    Galera, não vamos confundir produtor com dj, apesar de muitos djs serem produtores e vice-versa.
    Na lista que privilegia os internacionais, e por isso mesmo não vou citar os nossos brazucas, faltou Carl Cox. Quem conhece house music sabe bem…

  52. DJ KURTS disse:

    cade o jam master jay, k l jay, cash money, joe cooley.. vc puxou para o lado somente da música eletrônica, mas os djs fodões são os de Hip HJop que desevolvem as técnicas de scratch, cback to back etccc

  53. DAN disse:

    Faltou eu DJ DAN!!!

  54. Gabriel disse:

    faltou o Daft Punk!

  55. Heraldo Jando disse:

    Eh ! Bem incompleta essa lista, hein ?! Faltou o Dee Jay do Street Fighter, sacanagem…

  56. Fábio disse:

    Boa lista. Foi às raizes.

  57. Gustavo disse:

    Parabéns a todos os dj´s!!!!
    Parabéns especial ao dj Diego Moura, SP um show a parte!
    Abçs parceiro!!!

  58. XTO disse:

    tá, no momento fã então, os prêmios ficam com os meus queridos (não necessariamente nesta ordem):
    Claudia Assef, Benjamin, MZK, Marmitex, Lika Marques, Luca Lauri, Yes América, Rafael Spolladore, Rogério Krepski

  59. DJ Tonyy disse:

    Oi Cláudia… aqui é o Tonyy. Desconsidere o comentário anterior, feito por um engraçadinho aqui no escritório… sorry.

  60. BELLHARA disse:

    Igor-ES disse:
    9 de março de 2010 às 17:55

    Fui lendo a lista na expectativa,mas faltou os 2 principais Dj’s do mundo,lista horrível, Cadê o Dj Tiesto, Cadê o David Guetta?????Ridículooooo!!
    ______________________________
    ESSE NÃO SABE NAAAADA!!!

    Esse é frequentador de ” festa reivi” e compra todo ano o cd eletro summer hits!!

    kkkkkkkkkkkkkkk

  61. Faltou disse:

    Pooo esqueceu do principal, o maior representante do Brasil e um dos maiores djs do Mundo, cade o DJ MARKYYYYYYYYY

  62. Marcelo Mistake disse:

    Cláudia,

    Sua lista está ótima, parece que algumas pessoas que comentaram aqui esquecem que estamos falando dos pioneiros, dos que criaram algo quando não tinha nada, ou quase nada…

    Como toda lista não cabe todo mundo, eis meu top 10…

    Afrika Bambaata
    Arthur Baker
    Shep Pettibone
    John “Jellybean” Benitez
    Memê
    Jacaré (Hipoppotamus – Nova York)
    Nick Siano
    John Peel
    Tony Humpries (Produtor de “Last Night a Dj Saved My Life” – INDEEP)

    Bjs
    Marcelo

    1. assef assef disse:

      Lista profissa, Marcelo!!!!

  63. Amauri disse:

    Quando eu era muleque compra muitas fitas de um DJ chamado Iraí Campos, depois de 30 anos ouvia sua participação em algumas rádios!!!!!

  64. Recco disse:

    nossa, como DJ MARK MARK pode ficar de fora, dessa lista…..

  65. Marcynho dj disse:

    Sobre alguns comentarios: Aceito o desafio dos toca-discos, alias, são com eles que trabalho até hoje, segundo, muito dificil dizer quem é o melhor, certeza é esse julgamento vai gerar muitas injustiças e parabens pela matéria, poucas pessoas lembram dessa data. valeu

  66. Silvia Vieira disse:

    Faltou o DJ Jeferox ,um nome que esta crecendo aqui no ABC Pulista .
    Beijo a todos os DJs do Brasil

  67. daniela disse:

    Po, faltou o DJ Jesus LUZ!!!!!!

  68. Recco disse:

    e completando a minha lista cade os djs…. dave the drummer, cris liberator, armand van helden, anderson noise, mauro picotto…. joey beltran…e outros ….

    1. assef assef disse:

      É mto difícil entender a palavra PIONEIRO?!!

  69. Nat disse:

    Cadê o DEADMAU5?????????

  70. Hugo disse:

    Faltou David Guetta, o melhor do mundo na minha opinião!

  71. Luis Fernando disse:

    O Melhor do mundo ficou fora da lista. > SKAZY

  72. Mara disse:

    Parabens a todos djs mas esqueceu do principal, o maior representante do rockabilly no Brasil o ailton.dj.rockabilly… http://www.fotolog.com.br/ailton_dj50

    Valeu

  73. Juliano Silva disse:

    Faltou o melhor Dj da região norte.

    DeeJay Raidi Rebello.

  74. Renato disse:

    faltou o DJ premier que pra e muito bom …

  75. ANDERSON RAMOS disse:

    pow..vc mostrou grandes nomes..mais na boa ,cade os produtos nacionais??

    marky,djhum,kl-jay, e na dance music anos 80, irai campos…

    sem falar que os djs do brasil ,sao os melhores do mundo!

  76. DJ Charly disse:

    É difícil citar apenas 10 nomes pra uma psofissão que já passaram grandes nomes…
    Carl Cox… Tod Terry… 4 Hero… Chemical Brothers, e por aí vai…
    Mas a ista ficou bem bacana!!!
    Pena que hoje em dia a imagem de DJ está arranhada e caiu um pouco na banalização… todo artista que desapareçe da midia se diz DJ… fora o senhor Jesus né… que nem mixar de verdade ele mixa… usa o Live com tudo já montado, só fazendo uma leve encenação frente aos decks…
    Abraços a todos

  77. jony viana de carvalho disse:

    erraram feioem não colocar tiesto entre os 10 , com todo respeito aos outros nomes a qual conheço alguns , mas a divulgação e principalmentee a popularidade que a musica eletronica , tem hoje em dia se deve muito a este cara
    deixalo de fora foi uma tremenda injustiça

  78. fabricio Q disse:

    faltou o dj fabricio kkk que toca uk garage numa radio em londres.
    http://www.phatbeats.co.uk

  79. walmir disse:

    faltou o primeiro dj do Brasil reconhecido pelo guinness, celebrado pelo sesc, reconhecido pela midia ( globo,veja,f.de.são paulo)
    Sr. Oswaldo

  80. dj fabiano lima disse:

    Grande comentário!Temos q respeitar e muito o q foi colocado aqi,afinal de contas temos agora um dia para aniversariar os DJs;somos hoj infinitament flando um mundo de estilos e cores tendo cada um o berço de conhecimento naqilo q toca;desejo a todos djs um fort abço e feliz dia!!!!!

  81. fabricio Q disse:

    toco aos sabados e domingo das 7 as 9 horario de londres , e ai no brasil e das 4 as 6, sabado studio de garage e no domingo no studio de house

  82. Ronan C. disse:

    parabens a todos nós!
    quem puder dar uma passadinha no meu site, lá tem as edições do meu programa semanal de house para ouvir e baixar.. http://www.ronanc.com abraços!!

  83. wagner disse:

    É isso ai Amauri, Irai Campos foi um dos percursores inclusive nas radios, e os caras só falam dos manés de hoje que só fazem barulho. hoje qualquer bocó com nome acha que é dj

  84. Natália disse:

    cadê o David Guetta ??

    -o melhor da atualidade ,com toda a certeza !

  85. Hasin disse:

    cade o top dj Jesus Luz? rsrsrsrsrsr ou o Lendario dj Rodrigo Santouro….huhuhuhuhu

  86. Dj Therion disse:

    Frankie Knuckles esse ai eu assino embaixo, só faltou citar um dos melhores Djs e Produtores do mundo da House Music atual, Richard Earnshaw as produções dele e no minino unicas de tão boas.

  87. Antonio W Novaes disse:

    Sensacional a lista e a homenagem. Parabéns pelo superpost, Claudia.

    Claro que não ficaram de fora outros grandes nomes. Cada um de nós que passa por aqui faz também a sua menção!

    E parafraseando Malcolm Robert Andrew McLaren na década de 80: “Hey, DJ!” – Tempos bons, o da fita K-7!! 🙂

  88. Bill disse:

    Parabéns!@! aos Dj’s ….
    Em especial aos BRASILEIROS.

  89. Fernanda disse:

    Faltou o David Guetta

  90. Pepe disse:

    Faltou daft punk!

  91. Brad Daniel disse:

    Faltou a Dj Daniel Amaral….este cara com certeza vcs irão ouvir falar por ai…. abraços

  92. Fabi disse:

    Tô com o Assef:

    É mto difícil entender a palavra PIONEIRO?!!

    Parabéns ao autor do artigo e aos DJ’S que estão, ou não na lista!!

  93. jorge disse:

    Com certeza, faltaram o Big Boy e o Monsier Limá.
    Bons tempos aqueles.

  94. rodrigo disse:

    o melhor DJ QUE JA VI TOCAR SE CHAMA DJ JUCA LIMA ANIMA A GALERA AQUI NA BOLIVIA E UM MESTRE NA PROFISSAO DELE

  95. Jose Roberto disse:

    E o BIG BOY (Brasil) ???

  96. Claudio disse:

    Puxa faltou um cara muito bom chamado Dj Kentaro rsrsrsrsrsrs

  97. Lúcia Felício disse:

    Parabéns pela matéria. Concordo com o Marcynho dj, eleger o melhor seria injustiça com muitos. Quero parabenizaros profissionais que realmente ralaram pra ser dj, que estudam, trabalham muito, se dedicam, perseveram, não pelo glamour, mas, acima de tudo, pelo amor à música e a tudo que provoca em todos que podem ouvi-la, entendê-la e, principalmente, sentí-la. Parabéns a uma dj menina (e por que não?) Van Storck (house) que já começa a escrever sua história.

  98. Dente disse:

    Vcs ñ sabem o q dizem dj bom mesmo é um cara japones chamado Dj Krush

  99. Dente disse:

    segue os melhores: dj jazzy jeff – dj krush – dj malcom mclaren – dj noise – dj baboo – dj kentaro – dj cash money – dj easy rock – e o brasucas dj cuca – dj hum – dj kl jay vlw!!!!!!!!!!!!!

  100. Dj Rohger Peli disse:

    Parabéns pela lista Claudia…se fosse incluir os pioneiros brazucas famosos, não poderíamos esquecer de Tuta Aquino. Apenas esqueceste de dizer que Sven Vath foi vocalista dos deliciosos grupos 16-bit e Off.

  101. Sirenight disse:

    Carl Cox (Oldham, Lancashire, Inglaterra, 29 de julho de 1962) é um DJ britânico nascido em Manchester. Filho de imigrantes vindos de Barbados, país da América Central, Carl Cox nasceu na Inglaterra em 1962. Desde cedo ele descobriu seu talento para música eletrônica e aos 13 anos comprou seu primeiro par de picapes. Começou tocando em festas no final dos anos 70 com estilos que variavam do funk e soul dos anos 60 e 70 ao hip-hop dos anos 80. Mas foi em 1996, quando Carl se mudou para Brigthon, que sua vida começou a mudar. Foi nessa cidade praiana que ele viveu intensamente o movimento acid-house e começou a se tornar celebridade no mundo da música eletrônica. O primeiro álbum do DJ veio também em 1996 com o nome de “At the End of the Cliché”. Dentre as façanhas de Carl Cox estão ter tocado em 14 sets por semana e ser o primeiro DJ a tocar com 3 picapes juntas, ainda nos anos 80, quando tal coisa era inimaginável. Carl também foi fundamental para a disseminação do techno pela Europa já que se apresentava com freqüência na Alemanha, Bélgica e, logicamente, na Inglaterra. Oh yeh oh yeh oh yeh!!

  102. JJ disse:

    Faltou o brasileirissimo, BIG BOY …

  103. Edytronik disse:

    Parabéns a todos Dê Jotas!!!

    A luta continua companheiros!!!!

    E mais uma vez (chovendo no molhado)
    Parabenizando a Claudia Assef , juntamente com Eneas do Fiberonline e Camilo Rocha e cia do site rraurl.com por serem poucos os Jornalistas que realmente vestem a camisa e levanta a bandeira com a sigla ” Dê Jota”sem banalizar a profissão.

  104. Big T disse:

    Parabéns pela lista e parabéns pela paciência com alguns dos “experts” que deixaram seus comentários aqui. Hehehe

  105. hardy disse:

    Falta um mito no todo dj ja sambou, o Dj Ninja pioneirissimo da cena Dj , professor de grandes nomes do black music como mc jack e Dj Hum, um dos fundadores dos breaks da são bento, tocava na circut power do armando martins, nas festa do palmeiras etc. é so procurar segue alguns links:

    http://djheliobranconamix.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

    http://djninjaoldschool.blogspot.com/2009/02/dj-ninja-oldschool-vol2.html

  106. Murilo Castro disse:

    Não podemos deixar de mencionar Ron Hardy, Pete Tong, Hype, Marquinhos MS, Renato Lopes e Marshall Jefferson.

  107. DEBEAUVAIS disse:

    NUm teM nenhum Jamaicano…

  108. Bezzi disse:

    A lista tá ótima, especialmente por lembrar do Larry Levan.
    abs/bjs

  109. Halley Seidel disse:

    Hoje é o dia internacional do DJ e não dos oportunistas que se dizem DJS!
    Feliz dia para um verdadeiro DJ!
    Estamos juntos, mixados e remasterizados!

  110. dj henry disse:

    só faltou mesmo o grande mens né ?
    dj gregão o pai da matéria , mas ta ótima a lista !!!

  111. Christiacid disse:

    Parabéns pela lista, principalmente por mencionar o laurent.
    abs!

  112. Paulo disse:

    PELO AMOR DE DEUS!!! TIESTO, VAN DYK, VAN BUUUUURRREEEM… NAUM ENTRAM NEM NUM TOP 50 DE TODOS OS TEMPOS!!! A LISTA É ÓTIMA, ALGUNS ÍCONES FICARARM DE FORA… MAS OK!!!

  113. Hérsio disse:

    Muito bem observado, grandes feras e importantes para a história da música eletrônica hoje. Sei que não ia caber todo mundo. Isso é bom para muitas pessoas saberem que dj de verdade já ralou e rala. Diferente daquela pouca vergonha que mostram no Faustão.

  114. Marcelo Zanotto disse:

    Respeitável lista de Tops… Mas impossível não incluir Sasha em qualquer Top 10 no mundo! Carl Cox tb entraria…

  115. deejay leandro souza disse:

    concordo dom o bruno ate o jesus luz virou dj……. pode ?…….. so rindo mesmo……

  116. Dj Adriano Jf disse:

    Parabéns pra noiz djs q sempre estamos na ativa nas baladas…todos djs aquele abraxxxx.

  117. Manoel luthieri-Anny 44 disse:

    Wadão-Anny 44,Marquinhos-Magal-M. Satã,Aloyse-Arthur-Cais,Jayme-Serginho-Rose Bom Bom e muitos ,anos 80,Que abriram as portas pra Dj nacionais .Agradeço a eles!

  118. AnbroK disse:

    Respeito a opinião do colega Paulo acima mas Paul van Dyk entra na lista sim!!! 🙂

  119. Alex disse:

    Acho que muitos não leram a materia.
    PIONEIROS!!!
    “Cadê o Dj Tiesto, Cadê o David Guetta?????”
    É PIADA NÉ!!!

    Salve Irai, Tuta Aquino, Badinha

  120. DJ Rennato Plamp disse:

    Muito bom o ponto de vista de cada um aqui!
    Mais os caras mandam muito bem!!! xD

  121. BuMeR disse:

    My top ten

    1 – Easy Lee
    2 – Steinski
    3 – Grandmaster Flash
    4 – Ship Pettybone
    5 – Trevor Horn
    6 – Larry levan
    7 – Cuca
    8 – Mister Gil
    9 – Negralha
    10 – Marlboro

  122. mauricio disse:

    engraçado como as pessoas não conseguem discernir pioneirismo de clássicos, esses são pioneiros galera, clássicos devem ser Marky, Coloral, Dj Cia. , Dj Hum, Photek, Daft Punk, Makoto, DJ Zinc, Dj Hype e muitos outros (lista grande demais), as pessoas falam de Skazi, pena muito provavelmente nunca ouviram se quer falar de Alien Project ou Raja Ram tocando juntos.

    GrandMaster Flash mito, sem mais.

  123. Bruno da silva freitas disse:

    muito essa sua lista tinha muita coisa que eu n sabia inclusive sobre esse brazuka ai que eu n conhecia ainda mas pq vc coloco o sven vath que eu sou fan como dj de techno mas pra min so faltou o dj marky !!!!!!

  124. Otto disse:

    Muito legal!
    Difícil fazer a lista definitiva… acho que pra essa ficar mais justa tinha que ter o Carl Cox aí , tirava o brazuca e reservava uma nova lista só para os brasileiros… afinal a cena DBass inglesa bebeu totalmente da nossa fonte.

    Orgulho por ter visto (alguns mais de uma vez) O Derrick may, Jeff Mills, Sven Vath, Laurent Garnier e o FatBoy… mas do tempo q ele tocava em Brighton (morei lá antes dele ter feito um dos melhores shows da vida)… Tim Festival também… Depois acho q o Norman Cook se “perdeu um pouco na vida POP”

    Assim como fizeram o Tiesto e o David Guetta… se venderem pro mainstream muito rápido e perderam a chance de serem reconhecidos como “dos melhores”!

  125. Babu Loeb disse:

    Fiquei um pouco decepcionado com a lista, pois como já disseram acima, esqueceste dos djs jamaicanos, nem menção!!

  126. dj disse:

    Falto um icone pelo menos pelo pionerismo dele Ricardo Guedes Que deus o tenha

  127. Otto disse:

    AH… e ressalto a diferença de “pioneiros” e “melhores”…
    embora esses enlencados fiquem nas duas listas…
    Curioso ver também o TRANCE como sinômimo de boa música eletrônica… o SVEN VATH tem uma balada na Alemanha que é MUITO LOUCA! um dos melhores lugares do Mundo!

  128. ALEXANDRE DE FARIA disse:

    Faltou o DJ RICARDO GUEDES !!!!

  129. Rogerio Ackson disse:

    Essa matéria me lembrou a música “Teachers – Daft Punk”.
    Parabéns a todos os DJs!

  130. Andre Kovari disse:

    Cadê o Paul Van Dyk, o Armin Van Burren, o Ferry Corsten e o Tiesto???

  131. Lucas Andrey disse:

    Lista OTIMA, e claro que Armin Van Buuren e Paul Van Dyk entra facil nessa lista um dos melhoress que ja ouvi, no entanto que os sets do Van Buuren o ASOT sao um dos melhores que ja ouvi e ouço.
    Parabens aos DJS de verdade, e nao aos “DJS” de festa funk uehuahuehauea

  132. Anderson S Santos - DJASS disse:

    Eu sou fã do in the House Ricardo Guedes, M^M^, Patiff, Dahram Djane, Carlos Dall’Anese, Iraí Campos, o embaçado DJ Marky… Parabens!!

    Restart, ops! isso nô!

  133. Dj Anderson Tavares disse:

    Armin Van Buuren é considerado o melhor dj do mundo nos dias de hoje e dj tiesto o segundo.

  134. dj allê disse:

    A música é arte e todos nós somos artistas e músicos.
    Vamos reconhecer a profissão!!!!!!!!!!

  135. Walter Junior disse:

    E o Big Boy, o Ademir do Le Bateu, o Romulo Costa, o Boné da Qd. Som,e eu da Pop Som!!!!!

  136. Welber Correia disse:

    Só acho que deveriam ter mencionado os DJ´s Kool Herc e África Baambaata…. Peace..

  137. Rafaela disse:

    Bom, eu nem conheço esses aí da lista…soh o Fatboy Slim…atualmente escuto e gosto mto dos DJs Fabricio Peçanha, o trio Life is a Loop, a DJ Eli Iwasa, a DJ Milena Scheide…todos(as) tem ótimos SETs

  138. Lincoln disse:

    Cade o DJ Irai Campos nesta lista? E o Grandmaster Ney, DJ Badinha, DJ Silvinho, DJ mc Jack, DJ Vadao, DJ Mark Mark, Patife… Todos Ícones Nacionais. Parabéns!!!

  139. Herbert disse:

    Well.. essa turma de djs não coneço;qdo comecei era apenas discotecario…Dj tinha que ser obrigatoriamente locutor mas nãonecessariamente o mixador. Pessoal das antigas como Big Boy ADEMIR do grande Baile da Pesada.MisterSam Lamounier etc eram discotecarios podem conferir nos vinis..
    O Iraí Campos tocou na Nossa Cotton club e como ele nós tivemos que fazer nossos mixers com dois potenciometros e camara de eco com akai no retorno. de qualquer forma , parabéns para aqueles que “se quiserem fazem opovo pular como pipoca” Frase do Peixinho no DJ disco club. Procurem o disco horus da Mundial e vejam como eram feitas a mix integrando musica locutores e vinhetas… ABS

  140. Victor disse:

    Pô, cade a galera de Madchester?

  141. Paulo Roberto disse:

    Faltou aie o DJ KBÇA e o DJ Marcelinho, milianos comandando as noites de SAMPA!!!!

    http://www.baressp.com.br/eventos/respostas_eventos.asp?n=249715&canal=1

  142. Dj Fino disse:

    Acho que o que importa aqui é o dia do Dj Famoso ou não parabens a todos. Non Stop Music

  143. Claudia Oliveira disse:

    Para quem não conhece um dos melhores Dj e produtor do Brasil : DJ CUCA que ganhou dois campeonatos do DMC World Dj Championship e fez vários trabalhos com artistas internancionais . Acesse : http://www.djcuca.com.br , http://www.myspace.com/cucadjproducer . This is the best !!! Parabéns a todos os dj’s e essa data precisa ser mais divulgada . Sucesso dj’s de todo o Brasil .

  144. luís santoro disse:

    parabéns pela matéria, sei que é difícil escolher 10 tops djs no meio de tantos mas na minha lista eu incluia o danny tenaglia….!!!

  145. Marcos disse:

    não podemos esquecer do dj Maluco

  146. dj evandro santana (ES) disse:

    está claro que é muito difícil nomear os mais importantes num cenário grande e
    rico de ótimos profissionais,o melhor a fazer é sempre estar aconpanhando esse cenário e lutando para difundi-lo cada vez mais.

  147. evandro santana(ES) disse:

    está claro que é difícil fazer uma lista com os mais importantes do cenario da dance music sem esquecer alguem,pois o mesmo além de grande é muito rico em ótimos profissionais.o que devemos fazer é estar sempre acompanhando e difundindo cada vez mais este cenario.

  148. Ronaldinho DJ disse:

    Adorei o documentario , Só achei que poderiam ter colocado icones do Funk apesar de ser um tipo de musica muito discriminado ainda e um genero musical
    By: Ronaldinho DJ 🙂

  149. CARLOS disse:

    verdade faltou muita gente , mas seria impossivel mesmo por todo mundo ai
    entao vou por uma meu aqui koll herc , a so mais um grand wizard theodore.

  150. Rodrigo Cury disse:

    Muito bom, mas senti a falta dos DJs como Derrick Carter que tocavam discos de hip hop em pitchs mais acelerados, uma revolução na criação da house music. Marquinhos MS, Renato Lopes e até mesmo Mau Mau, Angel Dust (Angelo leuzzi)são importantes por terem nos apresentado a cultura clubber.

  151. Miguel Aires disse:

    Last night a dj saved my life…Viva os DJS!!!

  152. Serginho disse:

    E onde entram Iraí Campos, Sergio Luís, e tantos outros das discotecas Aquárius, Papagaios, Tamatete, Banana Power, etc ????

  153. Hardy disse:

    Eu li este livro e acho uma ótima fonte de informações sobre a historia do DJ mas não me sai da cabeça como esqueceram um Ícone absoluto da break da época da São Bento em São Paulo, tudo começou porque este cara existe ” Dj Ninja ” isto foi vacilo, mais informações menos moda!

× Curta Music Non Stop no Facebook