Prepare o coração: vem aí o musical da Broadway sobre a vida e obra de Donna Summer

Claudia Assef
Por Claudia Assef

Agora que está todo mundo na vibe disco music/hip hop, reacesa pela série The Get Down, Nova York vem com outro furacão musical pra encher os corações dos fãs da música de pista dos anos 70. Está em curso um musical da Broadway sobre a vida e obra da rainha da disco music Donna Summer.

SE VOCÊ É DJ E NÃO CONHECE DONNA SUMMER VOLTE PRO FIM DA FILA

Segundo o The New York Post, o projeto, que por enquanto tem o nome The Donna Summer Project, será dirigido por Des McAnuff, ganhador do prêmio Tony em 2006 à frente do musical da Broadway The Jersey Boys, sobre a vida do cantor Frankie Valli. McAnuff tem também outros dois Tony na estante de casa, pela direção dos musicais Big River (1985) e The Who’s Tommy de 1993.

donna_summer

Já dá pra imaginar momentos como I Feel Love, o primeiro grande hit eletrônico da disco music, sendo executado com o padrão de qualidade da Broadway. A primeira leitura do musical aconteceu no início deste mês, em Nova York, e três atrizes do primeiro time de musicais da Broadway irão interpretar o papel de Donna Summer em estágios diferentes da vida. Ariana DeBose, que fez o musical Motown, viverá a cantora no ápice da fama.

ariana-debose

A atriz Ariana Debose vai interpretar Donna Summer no auge do sucesso

The Donna Summer Project será um momento de forte empoderamento feminino, não apenas pelo roteiro focado na vida e obra do furacão da disco music, mas também pelo seu formato, que terá mulheres vivendo papéis de homens na peça. A atriz Katrina Lenk, por exemplo, foi escolhida para encarnar o primeiro marido e também empresário de Donna Summer, o austríaco Helmuth Sommer, de quem ela tirou seu sobrenome artístico.

A cantora nasceu LaDonna Adrian Gaines, em Boston, em 1948, e morreu em 2012 aos 63 vítima de câncer no pulmão. Foi uma mulher à frente de seu tempo. Encarou a missão de quebrar paradigmas. Musicalmente, teve peito para levar às massas as pirações eletrônicas do italiano Giorgio Moroder e abriu caminho para o que depois viria a ser chamado de música eletrônica. Se você gosta de house, techno etc. deve um bocado à Donna Summer.

A dupla Donna Summer e Giorgio Moroder criou o som eletrônico na disco

A dupla Donna Summer e Giorgio Moroder criou o som eletrônico na disco

Numa atitude à la Serge Gainsbourg, ela levou o sexo às boates. Tremendamente sexy no visual, ela gravou a proibidona Love To Love You Baby, com sussurros e gemidos gravados ao longo de seus 17 minutos de música, isso em 1975. A BBB chegou a contar 23 orgasmos na música. Lógico que a faixa foi censurada em diversos países.

Love To Love You Baby – Donna Summer

Donna Summer também atacou de atriz. Em Thank God It’s Friday, de 78, ela é uma cantora em início de carreira que estreia cantando Last Dance, na discoteca fictícia Zoo. O filme é uma bobagem, mas vale a pena pela performance ingênua da cantora.

Seu legado para a música é imenso e daria pra resumir dizendo o seguinte. Se hoje um ET descesse à Terra e te perguntasse como os seres humanos dançam, você se sairia bem se tocasse I Feel Love pra ele. Clássico de todos os tempos, eficiente de batizados às boates mais modernas.

 
I Feel Love – Donna Summer

O musical em sua homenagem chega em meio a uma febre de homenagens à pioneiros da música no teatro e na TV. Outro projeto de musical que está sendo desenhado é sobre a vida de Cher. Isso sem falar em sucessos recentes da TV sobre a indústria da música, como o já citado The Get Down, Empire, Vinyl e Nashville.

Leia também

THE GET DOWN É AULA DE DISCO E HIP HOP. FALAMOS COM O ELENCO

Claudia Assef

https://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.

× Curta Music Non Stop no Facebook